terça-feira, 1 de março de 2011

Experiência de peregrino
 
Retiro popular escrito por Dom Alberto Taveira Corrêa tem o Círio de Nazaré como pano de fundo para reflexões quaresmais 
Orientar os cristãos a viverem de forma concreta o sentido do tempo quaresmal é o objetivo de um livro lançado todos os anos pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Na edição 2011, o retiro popular tem como tema "Peregrinos", baseado nas experiências de vivenciar a devoção do povo no Círio de Nazaré. O lançamento em Belém será no dia 2, na Catedral Metropolitana durante missa solene, às 19h, seguida por uma sessão de autógrafos. A renda do livro será revertida à Fundação Nazaré de Comunicação.
Um ano após assumir a Arquidiocese, Dom Alberto expressa em livro a religiosidade mariana do Círio. A ideia é aprofundar a Semana Santa dos brasileiros com o a devoção dos paraenses. "A Quaresma é uma grande peregrinação para a Páscoa, e o povo de Deus está sempre em peregrinação. A novidade é que, se vivermos a vida como peregrinos, o caminho fica diferente, pois não somos mais tão dependentes das circunstâncias. Assim, o cristão pode transformar a sua vida e o mundo através da própria presença", explica Dom Alberto.
Em "Peregrinos", o leitor encontrará indicações diárias de orações e leituras bíblicas que o guiarão a se preparar para a Páscoa. Num modo simples e prático de viver o tempo da Quaresma. Para se arrepender dos pecados e uma oportunidade para viver mais próximo de Cristo.
A obra é totalmente baseada na Palavra de Deus e do Magistério da Igreja. Por este motivo, o público pode esperar um retiro baseado num rico conteúdo de como um peregrino pode viver este caminho de reflexão. "Antes de mais nada, escolher, como fruto de liberdade, viver a Quaresma como tempo forte", diz o arcebispo.
"Somos portadores da esperança da ressurreição, pessoas pascais, isto é, que passaram da morte para a vida. O cristão tem como característica não a passividade, mas o dinamismo. Logo, não tem como missão apontar para os pecados dos outros, mas sempre ver em tudo um fio de esperança".
Ainda segundo Dom Alberto, a Quaresma é um grande tesouro que os cristãos têm em suas mãos e é preciso retomar a consciência dessa realidade. Diante disso é possível perceber a importância da vivência de todas as práticas de piedade e do ritmo da liturgia. "É um tesouro que tem muito a oferecer, pois nos leva a um testemunho de vida diferente. E é exatamente esse o desafio: vivermos o que somos, com autenticidade, sem fanatismos de qualquer gênero", salienta o Arcebispo de Belém.
ONDE ENCONTRAR?
"Peregrinos" poderá ser encontrado na Fundação Nazaré de Comunicação, loja Lírio Mimoso e no suvenir da Catedral Metropolitana. Custa R$ 5,90. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário