
O que é um dogma?
É uma verdade na qual se deve crer - Verdade presente na tradição ou nas escrituras que obriga o povo cristão a aderir àquilo que é dito como verdade (CIC).
Todos os dogmas são luzes que apontam ao verdadeiro caminho: Deus.
Os dogmas devem nos conduzir em nossa vivência espiritual, como alimento. As dúvidas sobre os dogmas são muitas, precisamos conhecê-las.
Os dogmas marianos são quatro. Todos estão relacionados à missão de Maria, a Mãe do filho de Deus.
1º dogma: MATERNIDADE DIVINA
- Maria é Mãe de Deus. Como ela sendo criatura se tornou a Mãe de Deus? Ela foi escolhida. Foi reconhecido como dogma em 431 no Concílio de Éfeso. Este dogma se fundamenta em Lc 1, 30-35; 41-43. Se dissermos que Maria é Mãe de Deus, ela é Mãe da Igreja e nossa Mãe. Esse dogma nos dá Maria como Mãe.
2º dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA
– Reconhecido em 553 Concílio de Costaninópla. Este se fundamenta em Mt 1-18,20. Ela permaneceu virgem antes, durante e após o nascimento de Jesus. Ela não precisou de nenhum relacionamento com José para ficar grávida, concebeu por virtude do Espírito Santo. Lc 2,7. Ela não conseguiria passar por um parto “normal” sozinha, só com a graça de Deus. Depois continuou se nenhum relacionamento com José, visto na passagem Jo 19,25-27. Esta passagem mostra que se Maria tivesse outros filhos, Jesus na cruz não teria entregado a sua Mãe aos cuidados de João de sim a um de seus filhos, na língua que se foi escrito o evangelho não se dizia primos, mas sim irmãos, era uma linguagem pobre, por isso muitos protestantes dizem que Maria teve filhos é existente uma passagem bíblica que fala nos “irmãos de Jesus” mas a sagrada escritura se refere à outra situação.
3º dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO
– Reconhecido em 1854 pelo papa Pio lV. Fundamentada na passagem de Lc 1,28-29. Ela não recebeu a mancha do pecado original, em nenhum momento ela perdeu cheia da graça de Deus. Ela foi a primeira redimida por Cristo. Foi salva antes mesmo que Jesus nascesse.
4ºdogma: ASSUNÇÃO DE MARIA
– Reconhecido em 1950 pelo papa Pio Xll, fundamentada a passagem de Gen 3,15. Sabemos que Eva por causa do pecado dela entrou a morte no mundo e como a conseqüência à corrupção do corpo. Deus nos dá mediante a sua morte uma nova vida. Maria é a nossa nova Eva, e se Maria não recebeu a mancha do pecado original, ela não morreu, foi elevada ao céu de corpo e alma. Se com Eva entrou no mundo a morte, com Maria entrou a vida, visto que ela não teve a experiência do pecado. Jesus morreu, mas por nossos pecados. Maria não.
Pe. Thiago - Vigário da Paróquia de Sta. Teresa - Teresópolis - RJ
(Fonte: /semeandocatequese.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário