segunda-feira, 31 de outubro de 2011

No dia 29 de outubro de 2011, foi realizado o Passeio Anual da Curia. Conhecemos um pouco de Barcarena, pois, fomos a praia de Vila do Conde, que é um lugar muito bonito e perfeito para entrosar as pessoas.
Participações:


Fabrício, Paula Adriane, Afonso, Geovane, Rochelle, Eliete, Valéria e André.


Salve Maria!!!!!!!!1





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

REXPA DIA DAS CRIANÇAS



No dia 12 de outubro de 2011, as 16 horas, foi realizado na arena do Flamenguinho, localizada na Rua Augusto Corrêa 653, Guamá, mais um evento recreativo da Curia NS Rainha dos Profetas, que foi o Re x Pa entre os legionários e convidados. Este jogo foi muito disputado, mas no final terminou empatado em 7 a 7.  Destaque da partida foi a brilhante participação de Renata que jogou pelo Papão, que deixou muitos de boca aberta com suas jogadas e domínio de bola. Pelo lado azulino o destaque foi Marcelo que jogou muito, mesmo estando 100%. Na análise de quem estava de fora eis uma afirmação, o Papão tinha melhores jogadores, pois, eram mais experimentados ao clima decisivo que se manteve no embate, mas a raça dos valentes azulinos como: Andrey, Adler e companhia não permitiram que o óbvio acontecesse, ou seja, a vitória do Papão. A revanche não ocorreu até por que o Paysandú estava bem organizado, pois tem um ótimo goleiro (Breno), tem zagueiros valentes (Gilson e  Anderson), e ótimos atacantes (Ray, Fernando e Renata), enquanto que o Remo é formado por na maioria por adolescentes (Felipe, Renan, Adler, Rochele, Andrey, André) que ainda não tem o nível dos jogadores do Papão.  
Eis os times:

Remo: 
Fabrício (Rainha dos Apóstolos), Andrey (Convidado), Chico (Terço das Crianças), Renan, (Rainha das Virgens) André (Terço das Crianças), Felipe (Terço das Crianças), Eliete (Rainha das Virgens) , Rochele (Rainha dos Apóstolos), Marcelo (Convidado)


Paysandú:
Afonso (Rainha dos Apóstolos), Ray (Convidado), Breno (Rainha dos Apóstolos), Wanderson (Crisma), Anderson (Igreja Quadrangular), Fernando (Convidado), Gilson (Igreja Quadrangular), Renata (Convidada), 








Com mais este jogo as estatísticas ficaram assim:

Vitórias do Remo:   13; 

Vitórias do Paysandú:  7;

Empates:  7.






Em novembro teremos outro jogo. 

Até mais e  SALVE MARIA!!!

Data: 23/10/2011
Fonte: Núcleo de Comunicação
10 anos da Fraternidade o Caminho
Os filhos e filhas da pobreza do Santíssimo Sacramento festejam com uma celebração eucarística
Por Alan de Jesus

 
Os filhos e filhas da pobreza do Santíssimo Sacramento do Altar, como se intitulam os integrantes da “Fraternidade Missionária O Caminho”, comemoram hoje,23, uma década de caminhada no Brasil. São dez anos alimentando a missão de ajudar os que estão caídos e que sofrem pelas ruas, dando dignidade àqueles que só tem esperança nas mãos dos que comungam o Corpo e o Sangue de Deus. Em Belém, a comemoração foi ontem, 22, com uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. A Fraternidade Bom Pastor, de reabilitação de dependentes químicos, localizada no município de Benevides, foi o local escolhido para celebrar a presença viva de Jesus no interior de cada novo irmão de rua resgatado.
A celebração eucarística iniciou às 11 horas. Irmãos e irmãs das Fraternidades Bom Samaritano e Santa Clara, leigos e leigas, juventude do grupo Resgata-me, benfeitores e amigos do carisma estiveram presente na festa. Na ocasião, também, três formandos e três filhos prediletos desse carisma receberam o Santo Sacramento do Crisma.
Em sua homilia o arcebispo de Belém destacou a ação da Fraternidade no Brasil. “Eu desejo que nesses dez anos em todos os lugares onde se faz a comemoração, essa festa seja a ação do Espírito dizendo: precisamos mais ainda de vocações boas, santas e sérias”, disse.
“Quero desejar que vocês seis, que receberam agora o Sacramento do Crisma, façam a experiência bonita de dizer ‘eu preciso de ti Senhor e por isso eu suplico: dá-me o teu espírito. Espírito de Sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus’. Digam sempre eu preciso do Espírito Santo”, recmendou disse o sacerdote aos que deram sei sim ao Sacramento.
A FRATERNIDADE
 
A Fraternidade surgiu a partir da necessidade de ajudar os jovens da Zona Sul de São Paulo, que estavam envolvidos com o uso ativo de drogas, com o tráfico, com o crime e com a violência. Os idealizadores foram o padre Gilson juntamente com Sônia das Chagas (que mais tarde se chamaria Irmã Serva das Chagas Ocultas, co-fundadora), Márcia Oliveira Maia Prates e mais alguns jovens. A missionariedade presente nestas pessoas tornou-se ações concretas a partir do aluguel de uma casa, localizada à rua Maracujá Natal, nº 139, no bairro de Vila Natal, emSanto Amaro.

A partir disso muitas pessoas começaram a ajudar. Nesse momento, o padre Gilson percebeu que Deus queria muito mais que um grupo de amigos e voluntários. Começou-se então uma experiência de vida comunitária marcada por momentos de oração, trabalho, amizade e missão.

O nome da fraternidade não poderia ser concebido se o consentimento de Deus. Por isso, em um momento de profunda oração e intimidade com Deus, ES que surge para o sacerdote o texto bíblica: “Saulo, respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Foi pedir-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de poder trazer para Jerusalém, presos, os que lá encontrassem pertencendo ao Caminho, quer homens, quer mulheres” (Atos 9, 1-2). Era esse o anseio de todos: serem homens e mulheres do “Caminho”, como eram conhecidos os primeiros seguidores do Mestre.

Não tardaria para que esta obra de Deus frutificar. O Centro de Solidariedade, onde hoje é a Fratérnitas Madre Teresa de Calcutá, que acolhe idosos e doentes, é apenas uma das grandes expressões da vontade de Deus em ajudar seus filhos.

A Fraternidade expandiu. Adquiriu uma chácara na região para trabalho terapêutico dos jovens acolhidos; abriu outra casa para acolher dependentes químicos em Belém e depois em Ilhabela, litoral norte de São Paulo.

Em 2004, através da Pastoral Carcerária, Padre Gilson conheceu Dom Pedro Luiz Stringhinni que lhe propôs assumir uma área pastoral no Jardim da Conquista, que mais tarde veio a tornar-se paróquia. Hoje, a Fraternidade conta com 42 casas sendo que duas delas se encontram no Paraguai, uma na Bolívia e uma nos Estados Unidos. Possui, também, um projeto da CNBB, que possubilitou o envio de duas irmãs para Lixinga, em Moçambique. A obra atende semanalmente 4.950 pobres em situação de rua e egressos, que os procuram para fazer higiene pessoal, tomar café, almoçar, fazer triagem, atingindo uma média de 19.800 por mês.
Acompanhe as notícias sobre a festa de 10 anos da Fraternidade pelo hot site:
http://ocaminho.org.br/10anos/celebre-conosco-os-10-anos-da-fraternidade-o-caminho

domingo, 23 de outubro de 2011

No dia 20 de novembro de 2011, será realizado o II ENEM da Legião de Maria. Local: Casa da Legião, Gentil Bittencourt 3064, as 8:30 horas.

Abaixo eis o ENEM do último ano com Gabarito.



1)      Antes do capítulo 1, temos a seguinte citação: “Quem é esta que avança como a aurora, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército em ordem de batalha?”  A passagem bíblica acima foi retirada de qual livro da bíblia?
a)      Salmos.
b)      Provérbios.
c)       Eclesiastes.
d)      Cântico dos cânticos.
e)      Eclesiástico.
2)      O segundo aspecto da devoção da Legião a Maria é:
a)      O culto da Imaculada Conceição.
b)      Venerar sua maternidade divina.
c)       Aceitar sua mediação perante Jesus.
d)      O culto da Assunção.
e)      Imitá-la  em todos os momentos.
3)      Quantos padroeiros  a Legião  possui?
a)      10
b)      9
c)       8
d)      7
e)      11
4)      O Apêndice cinco do manual oficial da Legião de Maria é:
a)      A Legião Romana
b)      A Confraria do Santíssimo Rosário
c)       O estudo da Fé
d)      Síntese marial
e)      O ensino da Doutrina Cristã
5)      Quem escreveu “O tratado da Verdadeira devoção a Maria”?
a)      Santo Afonso Maria de Ligório.
b)      São  Antônio
c)       Papa João Paulo II
d)      São Luis Maria de Montfort.
e)      Papa João XXII.
6)      O sétimo capítulo do manual oficial da Legião de Maria é:
a)      Espiritualidade da Legião.
b)      O legionário e a Eucaristia.
c)       Compromisso legionário
d)      O legionário e a Santíssima Trindade
e)      Serviço legionário.
7)      Uma categoria superior dos  Membros  auxiliares recebe o nome de:
a)      Pretorianos.
b)      Adjutores.
c)       Patricios.
d)      Leigos consagrados.
e)      Missionários de Maria
8)      Quem é a mola real do Praesidium?
a)      O Presidente
b)      O Diretor Espiritual.
c)       Maria Santíssima.
d)      Nosso Senhor Jesus Cristo
e)      Os Membros Auxiliares.
9)      Quais os itens da reunião que não podem ser alterados?
a)      Orações iniciais, leitura espiritual.
b)      Orações iniciais, leitura espiritual e catena.
c)       Orações iniciais, chamada e leitura espiritual.
d)      Leitura da ata, leitura espiritual.
e)      Orações iniciais, leitura espiritual e leitura da ata.
10)   Quem deverá rezar  a seguinte invocação: Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, rogai por nós”.
a)      Patrícios
b)      Membros Ativos
c)       Membros Auxiliares
d)      Vélites
e)      Pretorianos

11)   Quem é a ala direita do exercito legionário que reza?
a)      Auxiliares
b)      Ativos
c)       Pretorianos
d)      Vélites
e)      Adjutores
12)   Conforme o capítulo 7 do manual da Legião, como  Maria é mencionada?
a)      Mãe de Deus
b)      Virgo Praedicanda
c)       Augusta mãe
d)      Medianeira de alguma graça
e)      Correndentora
13)   Quem disse: “Que belo e sugestivo é o estandarte da Legião de Maria” (Pio XI).
a)      Pio X
b)      Pio XII
c)       Bento XV
d)      Pio XI
e)      João XXIII
14)   Qual a regra para o número de reuniões dos Conselhos?
a)      No máximo quatro vez por mês
b)      Duas vezes por mês
c)       Ao menos uma vez por mês
d)      No mínimo três vês por mês
e)      Exatamente uma vez por mês 
15)   Qual desses nomes não consta no manual da Legião de Maria.
a)      Exploratio Dominicallis
b)      Arquiconfraria
c)       Anélito
d)      De Maistre
e)      comungantes
16)   Qual o principal dever do Tesoureiro?
a)      Arrumar o altar legionário
b)      Fazer visitas domiciliares
c)       Participar da reunião da Curia
d)       Participar da reunião da Regia
e)      Rezar a Catena
17)   O grau superior nas fileiras dos Membros Ativos  é constituído Poe quem?
a)      Auxiliares
b)      Anjos
c)       Pretorianos
d)      Adjutores
e)      Diretores Espirituais
18)   Quem disse: “Não há maus soldados, só há maus oficiais”.
a)      Napoleão
b)      Cardeal Suenens
c)       João Paulo II
d)      Alfie Lambe
e)      Cardeal Newman
19)   O recrutamento de novos membros faz parte das obrigações de...
a)      Todo Pretoriano
b)      Todo Adjutor
c)       Todo Diretor Espiritual
d)      Todo legionário ativo
e)      Todo auxiliar
20)   Em qual capítulo está o item: “Estudo do Manual”
a)      Capítulo 34, item 11
b)      Capítulo 33, item 11
c)       Capítulo 33, item 10
d)      Capítulo 35, item 9
e)      Capítulo 34, item 10
21)   Qual o maior capítulo do Manual?
a)      33
b)      34
c)       37
d)      38
e)      39
22)   O que é o “Vexillum Legionis”?
a)      É uma adaptação do estandarte da Legião Romana
b)      É um termo Romano.
c)       É o principal símbolo da Legião
d)      Apenas um adereço
e)      Termo indígena.
23)   Qual desses legionários trabalhou  na América Latina?
a)      Edel Quinn
b)      Alfonso Lambe
c)       Alfie Landi
d)      Frank duff
e)      Ronald Minesotta

Bispo Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém (PA)
Dom Alberto Taveira Corrêa nasceu em Nova Lima MG no dia 26 de maio de 1950, filho de Alberto Corrêa e Maria da Conceição Taveira Corrêa. Em Nova lima fez os estudos primários, concluídos em 1960. Em 1961 entrou para o Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus. Ainda como seminarista da Arquidiocese de Belo Horizonte concluiu Cursos de Filosofia e Teologia na PUC-MG.
Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 15 de agosto de 1973 das mãos de Dom João Resende Costa, na Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Nova Lima, onde permaneceu como pároco até dezembro de 1977.De setembro de 1976 a abril de 1977, fez o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento dos Focolares em Roma.
De 1978 a 1984 foi Reitor do Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte. Em 1985 foi nomeado Pároco da Paróquia de São Geraldo e responsável pela comunidade dos Diáconos da Arquidiocese. Durante o ano de 1988 foi orientador do Seminário Menor São José. Na Arquidiocese de Belo Horizonte foi ainda vigário Episcopal para a Pastoral, coordenador da Pastoral vocacional e dos Cursos de Canto Pastoral e da Comissão de Liturgia e Professor de Liturgia na PUC-MG.
No dia 24 de abril de 1991, quando era Pároco do Senhor Bom Jesus de Bonfim e de Santo Antônio de Vargem Alegre e Vigário Forâneo da Forania São Caetano, foi nomeado Bispo Auxiliar de Brasília, sendo ordenado no dia 6 de julho de 1991, na cidade de Nova Lima.
Em Brasília, assumiu a coordenação do Vicariato Sul da Arquidiocese, além das diversas atividades de Bispo Auxiliar, especialmente as visitas pastorais, conselho Arquidiocesano de Pastoral e acompanhamento dos Seminários, Pastoral Vocacional, Comissão de Juventude, Pastoral Familiar e Campanha da Fraternidade. Desde a instalação da Rádio Nova Aliança, teve um programa diário “Palavra de vida eterna”, com o qual se estabeleceu uma grande rede de contatos com os diversos segmentos da vida de Brasília. A partir de 1991, tem acompanhado em nome da Arquidiocese de Brasília o Grupo Parlamentar Católico do Congresso Nacional. Por mandato da CNBB, foi indicado Bispo Assistente Nacional para a Renovação Carismática Católica permanecendo até “2000”. Foi membro da Comissão Episcopal de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-Americano - CELAM.
No dia 27 de março de 1996, o Santo Padre o Papa João Paulo II criou a Arquidiocese de Palmas e a Província Eclesiástica que tem como sufragância as Dioceses de Porto Nacional, Miracema do Tocantins e Tocantinópolis e a Prelazia de Cristalândia. Dom Alberto Foi Nomeado Primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas (TO), onde atuou por quase 14 anos.
No dia dia 30 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Alberto Taveira Corrêa para a Arquidiocese de Belém (PA). Dom Alberto é o 10º arcebispo a assumir a arquidiocese, que é a terceira mais antiga do Brasil e conta atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis. Dom Alberto tomou posse da nova missão - como ele mesmo diz na homilia - dia 25 de março de 2010.
Outras Atividades atuais Vice-Presidente do Conselho Administrativo da Fundação Populorum Progressio - Organismo criado pelo Santo Padre João Paulo II para ajuda à Igreja na América Latina
Presidente do Regional Centro Oeste da CNBB
Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos

Fonte:cancaonova.com

sábado, 22 de outubro de 2011


Data: 19/10/2011
Fonte:
Mãos ao alto!
 Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém

Na Romaria das crianças, realizada dentro da magnífica e rica realidade pastoral chamada Círio de Nazaré, um casal se aproximou solícito, pedindo a bênção para o filhinho que, enfermo, erguia as mãos e olhava suplicante. No meio da multidão, não se tratava de um “mãos ao alto”, mas “mãos para o alto”, erguer as mãos para a oração, como o conhecido ícone da “Virgem Orante”, que expressa uma característica importantíssima de Maria, Mãe de Deus e nossa. Não é difícil imaginar a cena da Anunciação do Anjo, que o filme “Jesus de Nazaré” retratou apenas como silêncio contemplativo, no qual o olhar e o movimento das mãos e dos braços pronunciavam as palavras do diálogo conhecido de todos, quando a humanidade dizia, em Maria, “faça-se em mim segundo a tua palavra”, abrindo-se para que, em seu ventre virginal o Verbo se fizesse carne. Pouco depois, irrompia na casa de Isabel e Zacarias o cântico daquela que é bem-aventurada por ter acreditado, o Magnificat. Só de começar a cantá-lo, erguem-se os corações e os braços, tamanha a riqueza de conteúdo bíblico e de compreensão profética da realidade humana, explosão de sabedoria nos lábios de uma jovem formada na escola da oração, própria dos pobres de Javé.  

Moisés, de mãos erguidas e sustentado pelos braços por dois homens (Ex 17, 8-12), manteve-se em oração durante toda uma jornada. A vitória para o povo de Deus veio da perseverança na oração. Sempre chamados à oração, diálogo com Deus, todas as suas necessidades foram apresentadas ao Senhor, mesmo sendo muitas vezes um povo contumaz em seus pecados, cabeças duras a serem continuamente alertadas pelos profetas, enviados para endireitar os caminhos, apontando para a vontade de Deus e alimentando a esperança da chegada do Messias.O Apóstolo São Paulo, que não cessava de orar pelas suas comunidades (Cf. Cl 1, 9-13), recomendava a erguer mãos santas, sem ira nem contenda, fazendo súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, em vista de uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e dignidade, coisa boa e agradável a Deus, nosso Salvador. Ele sabia que Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. A todos fazia voltar os olhos para aquele que é o único mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus (Cf. I Tm 2, 1-8).

No correr dos séculos, também o povo do novo Israel de Deus, conquistado no mistério pascal de Jesus Cristo, continua chamado à oração. No tempo que é nosso, aqui em Belém do Pará, vivemos uma oportunidade inigualável para o aprendizado da oração. Vi muitas mãos erguidas, abençoei em nome do Senhor mãos calejadas pelo trabalho, mãos suplicantes de detentos que as estendiam por entre as grades das prisões. A linguagem eloquente das mãos gritava junto da corda do Círio, ou exultava no final dos esforços feitos, sabe Deus com quantas promessas escondidas ou agradecimentos que ficarão no segredo dos corações.
Durante o Círio, lembrei-me de uma versão livre do Salmo 64, que soa assim: “Vou cantar, entoar um canto novo, vou sair, chamar o povo pra louvar, aleluia! Assim toda criatura: nossa terra, sol e lua
vão louvar e cantar. Se alguém te louva em silêncio, tu acolhes, ó Senhor, sua oração. Se alguém entoa um canto novo tu acolhes, ó Senhor, sua canção. É feliz quem em ti fez a morada, vida nova, outra casa pra ficar, aleluia! Tu preparas mesa farta e alimentas pra jornada dando amor, luz e paz. O nascer de uma aurora radiante vai dourando a cada instante os trigais, aleluia! E os pequenos e sofridos, nos teus braços acolhidos vão louvar e cantar.”
   
Nossa Igreja quer ser como os dois homens que sustentaram Moisés em oração, dizendo a todos os que clamam do mais profundo de suas angústias que a oração vale e chega ao coração de Deus! Com os mais diversos grupos de Igreja que entraram na escola da Oração, como o Apostolado da Oração, a Renovação Carismática Católica e a surpreendente e promissora novidade dos últimos anos chamada Grupo de Oração do Terço dos Homens, ao lado de outras realidades igualmente orantes de nossa Igreja, queremos assumir o compromisso da intercessão recomendada por São Paulo, rezando uns pelos outros, não só no Círio, mas continua e incessantemente. E com a Virgem orante de Nazaré, queremos dar graças continuamente ao Pai do Céu, por Cristo, nosso Senhor e Salvador.

sábado, 15 de outubro de 2011

A Arquidiocese


Data: 2011
Fonte: Cúria Metropolitana
Apresentação
Arquidiocese em números
Características Gerais
 Arquidiocese de Belém do Grão Pará
Situação Geográfica: 
Norte do Estado do Pará
Limites:
 Oceano Atlântico, Dioceses de Abaetetuba (PA), Castanhal (PA) e Pontas de Pedras (PA), e Prelazia de Marajó (PA).


Superfície:
 1.819 km²


População:
 2.040.843 (IBGE 2010)


Municípios:
 05

Regiões Pastorais:
 06

(Fonte IBGE 2010) Território(Km²) População
Ananindeua - PA
185
471.744
Belém - PA
1.065
1.392.031
Benevides - PA
188
51.663
Marituba - PA
103
108.251
Santa Bárbara do Pará - PA
278
17.154



Total
1.819
2.040.843


A Arquidiocese no Estado do Pará:
 

A brilhante tarefa de enfeitar a berlinda
 
Há 14 anos, o decorador Gilmar Cosme é o responsável pela decoração da berlinda no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Aos 43 anos, ele relata que o grande segredo da decoração na festa mariana é a junção entre profissionalismo e técnica à fé e devoção mariana.
Gilmar trabalhava como florista em Belém, quando foi chamado para ajudar um grupo de senhoras na ornamentação do altar da Basílica Santuário de Nazaré. Daí em diante ele começou a colaborar ativamente com a grande Festa e, em 1991, ele passou a ser responsável pela decoração da berlinda.
“Sempre digo que o Círio é uma renovação. Se você me perguntar se o Círio deste ano é igual o de 1991, eu vou dizer que não. Cada ano há uma nova emoção, um momento novo, um novo aprendizado, uma nova experiência, uma nova espera. Como sou devoto de Maria, quanto à religiosidade, aprendi muito com este trabalho que representa muito em minha vida”, afirma Gilmar.
Experiências em eventos católicos não faltam no currículo de Gilmar Cosme. Festas litúrgicas na Catedral Metropolitana de Belém, as berlindas dos Círios de Vigia (há 24 anos), São Miguel do Guamá, Santa Isabel, Benevides e Bragança já foram projetadas pelo decorador. “O povo quer chegar e ver que a berlinda está linda. As pessoas têm a expectativa pela decoração, há uma espera por isso. E você se apaixona pelo que faz. Maria tem esse encanto que se guarda no coração. Não algo de sentido apenas profissional, mas de devoto. Precisa ter sentimento”, partilha.
Cerca de 5 mil flores são necessárias para ornamentar a berlinda, uma tradição que teve início em 1971. No início do ano, o casal coordenador da Festa do Círio escolhe o decorador oficial do Círio. Mas, é no mês de junho que se faz a escolha pelas espécies de flores a serem utilizadas na procissão, uma escolha que trabalha em conjunto com a confecção do manto para observar a harmonia entre as cores. E, em agosto, as escolhas referentes à decoração estavam prontas. “Mas, é preciso manter mais ou menos o segredo. Já pensou, desde agosto, ficasse sendo divulgadas essas informações? Não seria a mesma emoção. É preciso a surpresa para ser mais prazeroso”, explica.
Porém, algo já pode ser adiantado sobre a decoração deste ano: “Sempre há um diferencial. A berlinda será bem clássica, em tons claros, já que, nos últimos dois anos, usamos tons fortes. Será uma visão mais calma para diferenciar. Serão tons claros de amarelo. Claro que não se pode mexer na tradição para não perder a característica”.
 
Fonte: Fundação Nazaré

Maria, causa de nossa alegria
 
Dom Vicente Joaquim ZicoARCEBISPO EMÉRITO DE BELÉM
Vivo, com entusiasmo e grande fé, a beleza e a graça de um novo Círio. Uno-me, desta forma, aos meus irmãos paraenses, professando a alegria da devoção que nos irmana. Cremos todos ser Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus ou nossa mãe, poderosa e a grande padroeira do Pará.
Por muitos motivos a proclamamos “causa da nossa alegria”, nestes dias de festa: causa da alegria de ter os olhos e o coração da Virgem de Nazaré voltados para seus filhos a partir de Belém; a alegria de uma esperança comum das suas bênçãos para nossa cidade e o nosso estado; a alegria de nos vermos um povo unido no seu amor, na fé, e nos sonhos e ambições que temos; alegria enfim de podermos observar - ou desejar - que, por causa de Nossa Senhora de Nazaré, o Brasil inteiro olha o Pará nos seus direitos e suas justas esperanças.
Rezemos a Ela, para que se faça junto de Seu Filho, em tudo isso, a frente, “a causa de nossa alegria”.
Fonte: Fundação Nazaré 

Agenda de Outubro de 2011






LEGIÃO DE MARIA – 07/09/21


REGIA MARIA IMACULADA 03/01/88


CURIA RAINHA DOS PROFETAS – 28/08/93

LOCAL DA REUNIÃO: Igreja Matriz

DATA DA REUNIÃO: 15/10/2011, às 9h

AGENDA No217
01 – ORAÇÕES INICIAIS;     
02 – LEITURA ESPIRITUAL: Página 229, Capítulo 30, Item  3 Passeio Anual ,” 
03 – LEITURA DA ATA Nº 216
04 – BOAS – VINDAS – CHAMADA – NOMEAÇÕES DE OFICIAIS
05 – BOLETIM DO CONCILIUM LEGIONIS No 1.027
5.1 – América do Norte – Estados Unidos  – Senatus de St. Louis – Fundaram-se Praesidia, porque o recrutamento tem sido forte. Há 3 Praesidia na cadeia e 1 fez seu retiro. Houve voltas aos Sacramentos e batismos.
5.2 – Europa – Espanha – Senatus de Barcelona – Visita doentes em suas casas acompanha-os ao hospital e ao médico, se eles assim o desejam.  O mesmo Praesidium tem 38 membros  e muitos auxiliares. O Senatus está fundando Praesidia em muitas paróquias.
5.3 – África  – Nigéria – Régia de Lagos – Um Comitium  formou 8 Praesidia, 1 Curia Juvenil, 5 Praesidia adultos, sendo 1 no Quartel da Polícia. Um Comitium legalizou 269 casamentos.
06 – RELATÓRIO DA TESOURARIA
07 – AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO:
08 – CATENA LEGIONIS – ALOCUÇÃO – COLETA SECRETA.
09 – VISITA A PRAESIDIUM
10 – TRABALHOS PARA O MÊS DE NOVEMBRO DE 2011
a)      Deverá apresentar relatório o Praesidium:
b)      Será visitado o Praesidium:
c)      Será avaliado o relatório do Praesidium: Rainha dos Apóstolos
11– ASSUNTOS DIVERSOS:
 i) Confissão mensal – Neste mês vamos a Basílica Santuário.
ii) Oração diária do Santo terço e da Tessera;
iii) Leitura diária da palavra de Deus;
iv) Consagração a Nossa Senhora (6h, 12h e 18h);
v) Visita ao Santíssimo Sacramento.

15/10 – Aniversário de 2 anos do Terço das Crianças.
15/10 – Romaria da Juventude, as 17 hs, Saída: Paróquia Sta Maria Goretti;
16/10 Círio das Crianças, a partir das 8 hs;
27/10 Formação Legionária Mensal, as 19 hs, Capela NS das Graças;
29/10 – Passeio Anual, local: Vila do Conde – Barcarena, hora a definir.
02/11 – Terço no Cemitério Santa Izabel,  hora a definir.
05/11 – Missa do Imaculado Coração de Maria, Igreja Matriz, às 7h;
06/11 – Reunião de Regia, local: Casa da Legião de Maria, às 8:30h;
11/11 – Reunião da Pré – Curia, local:                                               , às             ;
15/11 – Reunião da Curia, local:                                                         , às             ;
20/11 – II ENEM DA LEGIÃO, local: Casa da Legião de Maria, as 8:30 hs;
27/11 – Visita a instituição; hora e local a definir.

OBS: Evangelizar no Círio Musical; realizar as 5 metas ou parte delas em dupla antes de cada visita; mandar sugestões de atividades para 2012.