Há 14 anos, o decorador Gilmar Cosme é o responsável pela decoração da berlinda no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Aos 43 anos, ele relata que o grande segredo da decoração na festa mariana é a junção entre profissionalismo e técnica à fé e devoção mariana.
Gilmar trabalhava como florista em Belém, quando foi chamado para ajudar um grupo de senhoras na ornamentação do altar da Basílica Santuário de Nazaré. Daí em diante ele começou a colaborar ativamente com a grande Festa e, em 1991, ele passou a ser responsável pela decoração da berlinda.
“Sempre digo que o Círio é uma renovação. Se você me perguntar se o Círio deste ano é igual o de 1991, eu vou dizer que não. Cada ano há uma nova emoção, um momento novo, um novo aprendizado, uma nova experiência, uma nova espera. Como sou devoto de Maria, quanto à religiosidade, aprendi muito com este trabalho que representa muito em minha vida”, afirma Gilmar.
Experiências em eventos católicos não faltam no currículo de Gilmar Cosme. Festas litúrgicas na Catedral Metropolitana de Belém, as berlindas dos Círios de Vigia (há 24 anos), São Miguel do Guamá, Santa Isabel, Benevides e Bragança já foram projetadas pelo decorador. “O povo quer chegar e ver que a berlinda está linda. As pessoas têm a expectativa pela decoração, há uma espera por isso. E você se apaixona pelo que faz. Maria tem esse encanto que se guarda no coração. Não algo de sentido apenas profissional, mas de devoto. Precisa ter sentimento”, partilha.
Cerca de 5 mil flores são necessárias para ornamentar a berlinda, uma tradição que teve início em 1971. No início do ano, o casal coordenador da Festa do Círio escolhe o decorador oficial do Círio. Mas, é no mês de junho que se faz a escolha pelas espécies de flores a serem utilizadas na procissão, uma escolha que trabalha em conjunto com a confecção do manto para observar a harmonia entre as cores. E, em agosto, as escolhas referentes à decoração estavam prontas. “Mas, é preciso manter mais ou menos o segredo. Já pensou, desde agosto, ficasse sendo divulgadas essas informações? Não seria a mesma emoção. É preciso a surpresa para ser mais prazeroso”, explica.
Porém, algo já pode ser adiantado sobre a decoração deste ano: “Sempre há um diferencial. A berlinda será bem clássica, em tons claros, já que, nos últimos dois anos, usamos tons fortes. Será uma visão mais calma para diferenciar. Serão tons claros de amarelo. Claro que não se pode mexer na tradição para não perder a característica”.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário