Belém, novembro de 2005.
Nossa Senhora está muito feliz conosco, pois, estamos seguindo seus passos rumo a Jesus, digo isto porque estamos em estado de graça. Ganhamos mais dois membros que levarão o amor de JESUS a quem precisa. Sejam bem-vindos: Ir.Roger e Ir. Brena que agora são apóstolos.
O deste mês será sobre os “irmãos de Jesus”
Os protestantes dizem que Maria teve outros filhos além de Jesus, será que eles estão certos? O texto mais forte é o de Mc 6,3, onde são mencionados os seguintes nomes dos supostos irmãos do Senhor que são: Tiago, José, Judas e Simão. E agora?
Vamos comparar este texto com os dois outros. Mt 27, 56 nos diz que, entre as mulheres que assistiram a crucifixão de Cristo, estavam “Maria Madalena e Maria mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu" (veja também Mc 15, 40: "Achavam-se ali também umas mulheres observando de longe. Entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de José, e Salomé...").
Os dois textos acima, definem, que havia, aos pés da cruz, uma mulher chamada Maria e que era mãe de Tiago e de José, os mesmos nomes que são chamados no Mc 6, 3 de irmãos de Jesus.
Esta Maria era a mãe de Jesus (esposa de José) ou uma outra Maria? A esta pergunta responde São João capítulo 19, versículo 25. Vejamos: “Estavam junto à cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe”, Maria esposa de Cléofas, e Maria Madalena “. Os dois textos indicam” que a mãe de Tiago e de José era a irmã de Nossa Senhora.
Usando a Bíblia observamos que três desses “Irmãos de Jesus”, têm seus pais nomeados na Bíblia. Vejamos: o 1º é Tiago. É ele, segundo (Gálatas 1,19), Tiago Apóstolo, o Menor (Marcos 15,40), cujo pai é Alfeu (Mateus 10,3); o 2º, José, é irmão carnal de Tiago, pois ambos são filhos de uma das três Marias que estiveram ao pé da Cruz (Mateus 27,56), e cujo irmão pai é também Alfeu; o 3º é Judas, o Tadeu, que também é irmão de Tiago (Judas 1,1). Seu pai é também Alfeu. São Lucas o chama “Judas de Tiago” ou seu irmão (Lucas 6,16).
O último da lista é Simão, cujos pais não têm os nomes expresso na Bíblia. Mas o historiador Hegezipo (séc. II), informa que ele é filho de Cléofas, esposo de “Maria, irmã da Mãe de Jesus” (João 19,25). Ele é, pois, primo de Jesus. E se Cléofas e Alfeu são nomes em hebraico e aramaico da mesma pessoa, como pensam muitos, os quatro chamados “irmãos de Jesus” são entre si, irmãos carnais. Em qualquer hipótese eles são primos ou parentes de Jesus.
Se forem primos, por que são chamados de "irmãos"?
As pessoas, no tempo e no país de Jesus, falavam a língua chamada Aramaico. Era uma língua muito antiga, mas também bastante pobre em expressões, quer dizer, que uma palavra significava mais de uma coisa ou designava mais de uma realidade. As pessoas entendiam o significado conforme as circunstancias.
Você sabia?
Que quando o anjo disse a Maria: "Deus te salve, ó cheia de graça". Essa expressão "cheia de graça" é um vocativo. É como um nome que o anjo deu a ela. A palavra que expressa isso, em grego, é kekaretome ou kekharitômenê, palavra que significa ser que foi desde sempre, que é ainda agora, e que continua sendo cheia de graça, isto é Imaculada, sem pecado original. Até a próxima. Salve Maria!!!
Este Blog foi criado com o objetivo de divulgar a Legião de Maria pela Internet. A Legião de Maria é um movimento muito bonito que há na Igreja Católica, pois Evangelizamos as pessoas através das visitas domiciliares.
Sites interesantes
- Paróquia de São Pedro e São Paulo
- Catecismo da Igreja Católica (Vaticano)
- Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
- Manual online
- Catecismo da Igreja Católica
- Liturgia Diária
- Biblia Católica
- Veritates
- Concilium Legionis
- Legião de Maria
- Vaticano
- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
- Canção Nova
- Fundação Nazaré
- Família de Nazaré
- Milícia da Imaculada
- Arquidiocese de Belém
Nenhum comentário:
Postar um comentário