sábado, 9 de abril de 2011

Compromisso de leigos
Comunidades católicas atraem mais pessoas ao serviço da Igreja
Uma nova forma de chamado ao serviço está dando outra cara para a Igreja Católica. As Comunidades Católicas tem como proposta incentivar e anunciar a Palavra por meio de suas atividades. "Nelas, Nosso Senhor Jesus Cristo é amado, servido e adorado verdadeiramente como Senhor e Salvador. O que importa é que o Seu Reino seja implantado na terra pela evangelização, missão primeira dessas Comunidades. Os jovens são evangelizados com ardor e parceria, a castidade lhes é apresentada como uma fonte de vida, os casais são chamados a viver a fidelidade a Deus e ao cônjuge, entre outros". Quem nos trás essa reflexão, é o professor e membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II, Felippe Aquino.
Exemplo de levar uma nova forma de espiritualidade as pessoas é a comunidade Missão Louvai, em Ananindeua, que no dia 7 de fevereiro celebrou 14 anos de fundação. Motivos não faltam para comemorar, afinal, a comunidade tem mais de 30 membros consagrados entre discípulos e vocacionados, e possui diversos ministérios. Um deles é o Instituto de Capacitação Gerando Oportunidades (ICGO), que visa desenvolver atividades sócio-educativas e estimular as pessoas da região a participarem de várias atividades junto à igreja. Projetos com o idoso, cursos de dança e karatê, entre outros, fazem parte do quadro de trabalhos sociais do ICGO. Os membros da Missão Louvai também contribuem com a Igreja Santa Paula Frassinetti, atuando na paróquia com o ministério de música e seminários.
Consagrada há cinco anos como membro da comunidade Missão Louvai, Darielma da Silva, conheceu o projeto por intermédio da filha, ela acredita que o envolvimento com a comunidade foi muito importante, principalmente, para aproximá-la mais da própria igreja. "É muito bom fazer parte desse trabalho, que fez com que eu me envolvesse mais intensamente com a igreja", diz.
A comunidade católica Mar Adentro também atua de maneira intensa na evangelização da população. Com 20 anos de fundação, tem como proposta serem discípulos e ministros da obediência e da paz, atuando através da formação, acolhimento e interseção pelos que mais precisam de apoio. Há cinco anos está em Belém, desenvolvendo vários trabalhos na Arquidiocese, assim como em diversas pastorais, e em prol de famílias ribeirinhas. A comunidade possui casas de missão em Belém e na ilha de Outeiro, com membros, tanto de vida, aqueles eu se dedicam integralmente a comunidade, quanto de aliança, que assumem um compromisso, mais também dividem suas vidas com tarefas pessoas.
Mas esses são apenas alguns exemplos. Shalom, Kerigma, Sementes do Verbo, Casa da Juventude Comunidade Católica (CAJU), entre outros podem ser citados, como iniciativas capazes de converter leigos, clérigos, e pessoas de todos os tipos, para um ideal de crença e fé, ao redor de um comum carisma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário