Padre Romeu Ferreira, romeufsilva@gmail.comFormado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma
Texto: Jo 20,19-23
"… Jesus entrou e pondo-se no meio deles disse: "A paz esteja convosco". 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio". 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo...".
COMENTÁRIO
Aqui, de imediato, só está o núcleo do texto citado (Jo 20,19-23), dispensando a situação anterior e posterior: a referência ao dia da semana, o estado de ânimo deles (medo e fechados); assim como a sequência, na atualização do perdão dos pecados, outorgado pelo mestre.
Jesus introduz sua mensagem com "A paz esteja convosco". Esta é a saudação típica do Ressuscitado. Ele o faz por duas vezes, veracidade da saudação (Dt 19,15).
Pois bem, a melhor maneira para entender em profundidade o Evangelho de João é a leitura feita a partir da Ressurreição de Jesus e suas aparições. No texto deste domingo há três vertentes: Ressurreição, Aparição e Missão.
Celebramos Pentecostes, festa maior em tempo pleno, como resultado da Ressurreição (7x7+1=50): "chegado à plenitude dos tempos Deus mandou o seu filho..." (Gl 4,4): 'na plenitude do tempo pascal' Deus manda o Espírito Santo), 50 dias após a Páscoa. Esse dia seguinte às sete semanas, o Pentecostes, é o tempo completo cronos e o tempo oportuno kairos, para receber e oferecer: receber o Espírito e agir pelo Espírito. Jesus enviado, envia: "como o Pai me envio, também eu vos envio". Outrora ele dissera: "Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe ao que me enviou" (Mt 10,40). Há um elo forte e íntimo que vem desde as origens até à meta da missão projetada.
Ora, o Espírito (= pneuma, em grego, língua original do Novo Testamento) está presente no início da criação e no final dela como sopro de Deus que paira sobre as águas e que gera o homem, como resultado da ação divina. Assim, o Espírito (pneuma) que normalmente se traduz como sopro, vento, ar, não é assim. O pneuma, (Espírito) não é sopro e sim o resultado do sopro. A palavra bíblica Espírito nos dá em seu original o significado, pois toda palavra (substantivo grego) terminada em "ma", como Espírito (pneuma) é uma palavra passiva; ou seja, ela é o resultado da ação. Assim sendo, a Igreja e a missão, nascem em Pentecostes, no Espírito Santo, como resultado da ação de Deus nas pessoas.
A presença do Espírito Santo afugenta o medo e nos faz capazes de agir como Jesus que enviado nos envia de igual maneira e com idêntica capacidade. O alento e vigor do Espírito Santo nos capacita a prosseguir com alegria e confiança a missão que Jesus, enviado do Pai nos confia. |
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