terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Estudo Apostólico N1

Belém, 12 de outubro de 2005.
Maria, nossa mãe.
Gostaria de parabenizar aos irmãos Cleber, Brenda e Ana Paula que no dia 10/09/2005 realizaram a primeira reunião após 38 dias sem reunião dos “Apóstolos”. Não posso me esquecer de enfatizar que ganhamos duas legionárias que são as irmãs Andressa e Bruna. Que Jesus abençoe vocês.
Estamos no mês de outubro, mês das missões e do santo rosário e também mês dedicado a nossa mãe Maria. Espero que vocês sejam fortes na fé, pois sabemos que não é fácil na atual conjectura professar a fé em Jesus e em Maria. Falo isto, por que diversas estruturas estão aí para nos testar. Nós que somos católicos precisamos conhecer melhor nossa religião que é muito linda. Vamos aprender a partir de hoje alguns pontos que são fundamentais para nossa fé.
Quando o assunto é Maria a polêmica é grande, pois, uns não aceitam a posição que nós tomamos.
Maria é de fato nossa mãe, pois Jesus do alto da cruz nos concedeu esta grande graça. Ele disse a Maria: mulher eis aí o teu filho e falou para João: filho eis aí a tua mãe. (Jo 19,25-27). Muitos contestam que Maria seja realmente a nossa mãe, isso ocorre por que ainda estão com os olhos fechados para a vontade de Deus. Maria conhecia a palavra de Deus, por isso as palavras que ela dirigiu aos servos, em Caná da Galiléia: “fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5) o que ela disse é um eco das palavras ditas pelo povo de Israel no monte Sinai quando Deus estabelecia com ele a sua aliança: “Tudo o que Iahweh disse, nós o faremos” (Ex 19,8).
Maria é a nova Eva, pois através dela a graça de Deus entrou no mundo. Maria é o sacrário (Tabernáculo) vivo de Deus (Ap 21,3).
Eis um comparativo entre Maria e Eva.
Se lermos Gen. 3, 15, vemos que diante da queda do homem, Deus Pai já nos prepara a redenção: "Porei hostilidade entre ti (a serpente) e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela ...". Nesta passagem, conhecida como protoevangelho, esta implícita a promessa do Salvador e dito de forma clara que Ele virá ao mundo através de uma mulher.
Portanto, existe uma evidente oposição entre Eva e Maria:
EVA
MARIA
Contribuiu para o pecado, trazendo a morte
Contribui para a Salvação, trazendo a vida (Jesus)
Desobediente a Deus
Obediente a Deus, "Faça-se ..." (Lc 1, 38)
Maria é a nova Eva e Jesus o novo Adão.
Maria foi a primeira pessoa que aceitou Jesus em sua vida. Ela deu seu fiat a Deus e assim tornou-se a estrela de evangelização.
Muitos criticam o fato de Maria ser louvada, mas é só observarmos os últimos versículos do Livro de Provérbios e lá está escrito: “a mulher que teme a Deus, essa é a que será louvada”. Maria temia a Deus e, ela mesma repleta do Espírito Santo disse: “as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48) logo, não estamos de modo algum desobedecendo a Deus. Tudo é uma questão de interpretação.

Você sabia?
Imagem: é a representação de um ser em seu aspecto físico. Assim imagem é uma fotografia, uma estátua, um quadro, etc.
Ídolo: é um falso deus, inventado pela fantasia humana (sol, lua, animais, etc.).
Adorar: é o ato de considerar Deus como o único criador e senhor do mundo.
Idolatria: é o ato de adorar o falso deus, ou seja, é considerar o falso deus como criador e senhor do universo.
Venerar: é imitar, honrar, louvar, homenagear, saudar, etc.
Até a próxima. Salve Maria!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário