domingo, 28 de fevereiro de 2010

Resumo da Legião

LEGIÃO DE MARIA
UM INSTRUMENTO DE EXTRAORDINÁRIA EFICÁCIA PARA A EDIFICAÇÃO E EXPANSÃO DO REINO DE DEUS
(Paulo VI)














“Vexilium Legionis”, adaptação do Vexilium da Legião romana, exprime a idéia de que a conquista do mundo, para Cristo, deve ser obra do Espírito Santo, por Maria, através dos seus filhos.


FRANK DUFF (1889 – 1980) Fundador da Legião de Maria. Participou, como auditor, do Concílio Vaticano II, a convite de Paulo VI.
Frank Duff nasceu em Dublim, na Irlanda, a 7 de junho de 1889. Entrou para o Funcionalismo Civil aos 18 anos. Aos 24, alistou-se na Sociedade de S. Vicente de Paulo, onde foi levado a um mais profundo compromisso com a sua Fé Católica e adquiriu, ao mesmo tempo, uma grande sensibilidade às necessidades dos pobres e desfavorecidos.
Juntamente com um grupo de senhoras católicas e o Padre Michael Toher, da Arquidiocese de Dublim, fundou o primeiro Praesidium da Legião de Maria, a 7 de setembro de 1921. A partir desta data até a morte, a 7 de novembro de 1980, orientou a extensão mundial da Legião, com heróica dedicação. Assistiu ao Concílio Vaticano II, como observador leigo.
Os seus ímpetos de profunda compreensão do papel da Santíssima Virgem no plano da Redenção, bem como do papel dos fiéis leigos na missão da Igreja, refletem-se no Manual, quase inteiramente, obra das suas mãos.

O INÍCIO
Em Dublim, a 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e, por iniciativa de Frank Duff, jovem funcionário do Ministério das Finanças, reúnem-se umas quinze pessoas para juntas, procurar uma forma de apostolado.
Todos invocam o Espírito Santo e rezam o Terço, após o que resolvem visitar, dois a dois, tal como os Apóstolos, os doentes hospitalizados. Exprimem também o desejo de se reencontrarem todas as semanas.
A Legião de Maria acaba de nascer... com as suas características:
oração em comum
trabalho apostólico bem determinado
reunião semanal
E esta forma de apostolado, não elaborada no começo, mas animada de uma grande confiança na ação de Maria, a favor da evangelização, estende-se ao mundo inteiro.

FINALIDADE E ESPÍRITO DA LEGIÃO DE MARIA
A Legião de Maria é um Movimento internacional, católico de leigos que querem colaborar na Missão evangelizadora da Igreja.
Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da Igreja.
A espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e no estabelecimento do Reino de Deus, no mundo.
Os Legionários dão-se, pois, a Nossa Senhora; querem ajuda-la na sua missão de Mãe da Igreja, encarregada de criar e educar, na vida divina, os membros do Corpo de Cristo e também encarregada de combater o demônio que insiste em arrancar os homens do poder de Deus.
No exercício do seu apostolado, eles consideraram-se como “instrumentos” da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário